Brasil

braz-flag-resz/

 

 

brazil-regions-resze

50 anos de presenca missionaria no Brasil
gold-jub

cake

 

 

 

 

“Valeu a pena tudo isso. Valeu ou não valeu?”, indagou Cônego José Miguel, vigário geral para a Região Belém, às religiosas do Santo Rosário, na celebração dos 50 anos de presença missionária no Brasil. E recebeu resposta positiva das irmãs que disseram “valeu”, e que começariam tudo de novo, se necessário fosse. A celebração que marcou as cinco décadas da congregação no Brasil, aconteceu no Centro Pastoral São José.

A Congregação das Missionárias do Santo Rosário veio ao Brasil depois de um chamado de Paulo VI, após o término do Concílio Vaticano II. Em 1966, três irmãs irlandesas desembargaram no Brasil para o trabalho missionário em São Paulo.

Ao longo dos anos, outras missionárias chegaram para o trabalho junto ao povo, principalmente dos marginalizados e excluídos. A missão se estendeu em outras dioceses do Brasil, como Volta Redonda e Registro.

Ann Griffin, conhecida no Brasil por Ir. Ana, agradeceu antes do início da celebração de ação de graças, a todos que partilharam da “história, memória e caminhada” das missionárias. “A vocês que nos ajudaram a viver nossa vocação missionária”.

______________________________________________________________

Brasil – As Irmãs do Santo Rosario chegaram ao Brasil no ano 1966 em resposta ao apelo do Papa Paulo Sexto depois do Conselho Vaticano segundo.

Moramos e trabalhamos nas Dioceses de Feira de Santana, Bahia; Marabá, Para e no Estado de São Paulo, Capital e in terior.

braz-srs-2

 

 

mary-silv-ju
E um pais de muito diversidade de clima e cultura, inda da Amazônia no norte ate a Uruguay, no sul. A língua e portuguesa mas existe diversas idiomas indígenas.

Olhando a disegualdade existente na sociedade e o sofrimento dos pobres, os sem teto, sem terra e prisioneiros a Igreja Católica nos chama para “Evangelizar com Jesus Cristo e o poder do Espírito Santo… nutrido pela Palavra de Deus e a Eucaristia, guiada pela opção preferencial pelos pobres, para que todas tenham vida, e vida em abundancia”. (Orientação Pastoral para evangelização da Igreja no Brasil).

 

 

 

                                                                                ……………………………………………………………………

 

 

2015-05-20 09.58.00 (1)

Encontro da equipe de visitas dos presos

braz-resize-1

 

Cada ano a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil lança uma Campanha Nacional Ecumênica, para aprofundar o espirito do Evangelho e a cooperacao entre a Igreja e a sociedade, no espírito do Vaticano 2 como serviço ao povo brasileiro na construção do Reino de Deus. O ano 2015 tem a tema de “Fraternidade, Igreja e Sociedade”, baseado no Evangelho de São Marcos, 10,45 “Eu vim para servir, e não para ser servido.”

“A alegria de Evangelho enche o coração e a vida daqueles que encontram Jesus. Uma alegria, sempre nova e partilhada”. Papa Francisco.

Nossos trabalhos:

Estado de Para: Em Eldorado de Carajás continuamos a ministrar aos pobres e excluídos nas áreas urbanos e rurais. Isso inclui trabalhando com o Conselho Municipal de Saúde, lutando para garantir serviços basicos para todos, especialmente os mais pobres. Trabalhamos na Diocese com o Conselho Pastoral e Social para atingir as crianças e jovens.

Estado de Bahia:

Na Archidiocese de Feira de Santana o Centro Social Monsenhor Jesse providencia ajuda para os desabrigados, como alimentação, roupas, higiene pessoal, retorno a casa, assistência medica e acompanhamento ao serviço de saúde, acesso ao programa governmental sobre casas e alojamento, Kits para DIY programas. O Centro conta com um grupo de voluntários bem dedicados e para muitos dos freqüentadores e o único família que eles conhecem. O numero de freqüentadores chega ate 150 por dia.

 

braz-resize-5braz-resize-3

 

Pastoral Carcerária – São Paulo. Tres irmãs visitam as cadeias nesta cidade, enquanto uma delas participa de diversas movimentos e reuniões em relação as condições nas prisões, como a superlotação, com o perigo de transmissão de tuberculose etc. O grupo esta lutando para que melhore a situação do tratamento eque seja feita uma lei federal para o entrega de alimentação aos sofredores de TB, mais transporte de graca as clinicas medicas para receber a medicação.

PROFISSAO RELIGIOSA DE ELITANIA MORAES PARANHAS:

 

braz-resize-11braz-resize-12

 

Elitania, nascida em Marabá, Para encontrou com as Irmãs do Santo Rosário quando a nossa querida Irma Ana Delahunt, já falecida, trabalhou na catequese na paróquia. Depois de um período de três anos de discernimento ela entrou na Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Rosário. Ao fazer os primeiros votos e estudos de faculdade ela foi a missão na África do Sul. No ano 2012 ela foi trabalhar na Quênia onde esta no momento. Ela mora em Thika para La de Nairóbi, a Capital e trabalha num ONG acompanhando adolescentes e jovens.

“Senhor, Tu ES minha vida, outro Deus não há. Tu ES o caminho e a verdade: Eu ando conforme a Tua palavra enquanto eu desejo”. Estas são as palavras de abertura na cerimônia da Profissão Perpetua que aconteceu no dia 21 de marco de 2015 na sua paróquia da Sagrada Coração onde Elitania foi batizado. Foi um dia de muita alegria e gratidão ao Deus.

O Bispo de Marabá, Dom Vital, presidiu a cerimônia. Presente foram as MSHR da Região do Brasil, os pais orgulhosos, membros da família, amigos e paroquianos, especialmente a catequista que preparou Elitania para os sacramentos de Confissão, Sagrada Comunhão e Crisma.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×